
Após a formalização de um acordo de livre comércio com a União Europeia, o Mercosul, composto por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Bolívia, que está finalizando sua adesão, já olha para outras oportunidades mercadológicas ao redor do mundo.
Neste sábado, 17 de janeiro, o presidente do Paraguai, Santiago Peña, destacou a importância do acordo Mercosul-UE em evento realizado em Assunção. Ele enfatizou o início das ações para ampliar a integração comercial do bloco sul-americano.
“Nosso trabalho no processo de integração [comercial do bloco sul-americano] está apenas começando”, afirmou Peña para a imprensa.
Durante o evento, Peña, que atualmente preside o Mercosul, mencionou que as negociações com os Emirados Árabes Unidos estão em estágio avançado. Ele também destacou o papel estratégico dos mercados asiáticos, como Japão, Coreia do Sul, Indonésia, Vietnã e China, esta última considerada um importante parceiro estratégico tanto para o Mercosul quanto para as nações latino-americanas.
Ainda segundo o presidente paraguaio, há avanços significativos para um acordo de complementação econômica com o Canadá, refletindo a disposição das nações do Mercosul em investir na integração econômica e no multilateralismo como estratégias prioritárias.