Quarta, 16 de Abril de 2025
Um homem foi detido na manhã desta segunda-feira (14) após ser flagrado dirigindo sob influência de álcool na BR-163, em Mundo Novo. O caso chama atenção para um problema crescente no país: apenas neste mês, um acidente causado por um motorista embriagado na BR-060, em Campo Grande, matou quatro pessoas de uma mesma família, incluindo três crianças.
Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa), em 2021, o Brasil registrou 10.887 mortes em acidentes envolvendo álcool e direção — uma média de 1,2 óbito por hora. Dados do Ministério da Saúde mostram que, nos últimos dois anos, mais de 2.400 pessoas morreram nesse tipo de ocorrência. A maioria das vítimas (89%) é do sexo masculino, com idade entre 18 e 34 anos.
No caso registrado em Mundo Novo, o motorista apresentou 0,59 mg/l de álcool no teste do bafômetro — nível acima do permitido por lei (0,34 mg/l). Especialistas alertam que mesmo pequenas doses de álcool afetam reflexos, visão e tempo de reação. "Não há consumo seguro antes de dirigir", reforça o Cisa.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil após exame médico. O veículo ficou retido para devolução ao proprietário. A PRF destacou que o homem não resistiu à prisão.
Tragédia recenteO alerta ganha urgência após o acidente na BR-060, em Campo Grande, onde uma mãe e seus três filhos (de 4 meses, 2 anos e 10 anos) morreram após colisão com um motorista embriagado. Cinco pessoas sobreviveram, três com ferimentos.