Quinta, 31 de Julho de 2025
Após o anúncio de Donald Trump sobre a taxação de 50% sobre produtos brasileiros vendidos aos Estados Unidos, empresas exportadoras buscam alternativas para mitigar o impacto da medida.
Em Ipumirim, Santa Catarina, uma empresa do setor madeireiro anunciou nesta terça-feira (29) férias coletivas para cerca de 500 funcionários. A empresa fabrica molduras de madeira, com 95% da produção destinada ao mercado dos Estados Unidos.
Em comunicado, a empresa informou que a medida visa aguardar um acordo entre os governos para a retomada das atividades comerciais.
Com quase 500 colaboradores diretos, apenas um setor com 15 funcionários continuará operando.
Além de molduras, a empresa fabrica paletes para o mercado interno e portas de madeira e kits de portas prontas para o Brasil, Uruguai e Paraguai. O comércio com os Estados Unidos representa cerca de 50% da produção total.
Os EUA anunciaram taxação de produtos de diversos países, com o Brasil enfrentando a maior alíquota: 50% sobre todas as exportações.
O Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, mencionou que produtos não cultivados no país, como café, manga e abacaxi, poderiam ter isenção de tarifas, dependendo de um acordo entre Brasil e Estados Unidos.
* Com informações da TV Brasil